terça-feira, 20 de julho de 2010

O Inicio - Apresentação

Olá a todos!

Decidi criar este blog em homenagem ao meu gato Elvis e a todos os amantes de animais. O gato Elvis é um gato Muito especial. Um Gato diferente mas feliz que merece ter o seu Blog para que todos conheçam a sua história.

Ora bem, Tudo começou assim.....

Eu sou FAT (família de acolhimento) da ADAP http://animaisdeportimao.blogspot.com/ e um dia a associação entregou-me 2 gatinhos bebés, recém nascidos com mais ou menos 3 dias, de olhinhos ainda fechados para amamentar a biberon. Foram deitados fora e alguém os encontrou na rua e entregou à associação. Devem ter nascido no dia 29 ou 30 de Abril.

Nas primeiras 4 semanas mamavam de 3 em 3 horas por isso vinham sempre para o trabalho comigo. O Elvis sempre foi um comilão e sempre teve um bom desenvolvimento, mas o irmãozinho cinzento não. O cinzento sempre foi um gatinho que comia muito mal, não fazia cocó sozinho, tínhamos de usar o bebegel e sempre foi mais pequeno e doentinho. Eu andava sempre à espera de o encontrar morto até que um dia, infelizmente aconteceu mesmo. Cheguei a casa e ele estava a morrer. Hoje pensamos que também poderia ter o mesmo problema do Elvis, mas revelou-se mais cedo e fatal.

Passado 1 semana da morte do cinzentinho o Elvis ficou sem andar. Estava tudo bem até ai, brincava, comia bem e já ia sozinho a caixinha da areia. Estávamos na loja ao final da tarde e ele estava a dormir, eu chamei-o para ir-mos para casa e ele levantou-se mas parecia que tinha uma das pernas apanhadas. No momento pensei que pudesse estar com a perninha dormente e fomos para casa. Passado uma hora de estar-mos em casa ele ja tinha as duas perninhas apanhadas. Fiquei assustada e fui logo para a clínica da Dra. Sofia.
A Dra Sofia viu que a barriguinha dele estava bastante inchada e como tinha estado muito calor nesse dia e ele ja estava a comer granulado de bebe demolhado, poderia ter apanhado uma colite e estar a ficar apanhado das perninhas. Ainda ela estava a fazer-lhe o exame quando lhe começam a dar uns ataques esquisitos sem explicação nenhuma.
A dra po-lo a soro para se acalmar e ali ficamos os dois a apanhar soro até que ele ficou um pouquinho melhor. Viemos para casa e nas noites seguintes não dormi nada. Ele coitadinho miava e retorcia-se com dores. A dra já não lhe podia aumentar as doses de cortisona e ele coitadito estava cheio de dores.
Ficou 1 semena a levar injecções de manha e a noite e mais uma com comprimidos. Foi melhorando, mas nunca mais recuperava o andar. Ele mexia as perninhas tentava por-se de pé, mas caia logo para o lado.
A Dra Sofia dizia para lhe fazer fisioterapia e eu lá fazia conforme sabia e achava que poderia ser, mas ele cada vez estava pior das patinhas, começaram a ficar muito esticadas e rígidas e até já encovavam para trás.
A Dra Sofia econcelhou-me a fazer uma consulta num colega dela especialista em ortopedia animal e foi ai, através de varias radiografias que se descobriu o problema. O Dr. perguntou-me se ela tinha caído ou sofrido algum traumatismo. Mas não, nunca lhe tinha acontecido nada. E então após alguns minutos ao telefone com um colega de Lisboa e com novas RX ele descobriu que o Elvis já trazia o problema de nascença, mas que com o crescimento a coluna fez pressão e quebrou. A coluna do Elvis nas primeiras vértebras dobrou-se como um leque e foi ai que ele perdeu a sensibilidade nas perninhas. Ele não sente dor da cintura para baixo.
Até agora tem conseguido fazer xixi e cocó, é claro que tem que ser com ajuda pois não consegue usar a caixa da areia. Eu pego nele e estimulo-o a fazer com umas toalhitas.
É um gato que tem que ter cuidados pelo menos 3 vezes ao dia e fazer alguns tratamentos, fora isso é um gato normal. Gosta de brincar com os outros gatos e é muito maluco.
Fartei-me de chorar no dia em que soubemos o que ele tinha, estava cheia de esperanças e quando o Dr. falou que ele nunca mais ia andar e que o melhor era a Eutanásia eu não quis aceitar.
A eutanásia está fora de questão, pelo menos enquanto ver-mos que ele não está em sofrimento.
Ele agora está bem, tem limitações, precisa de coidados, mas está bem.
Já tentamos fazer-lhe uma cadeira de rodas, mas com 2 rodas não deu resultado, agora estamos a tentar fazer uma com 4 rodas.

Está é uma doença muito rara, o Elvis teve a infelicidade de ter nascido assim, mas vamos fazer o melhor por ele no tempo que cá estiver.


Vejam os videos do Antes e o Depois do Elvis e visitem o blog do Elvis se quiserem ver novas actualizações.



Antes



Depois


As despesas do Elvis em veterinários e tratamentos já rondam os €170.00 e não vão ficar por aqui pois ele irá precisar de mais medicação e cuidados.

Se quiserem ajudar o Elvis e outros gatos e cães da associação ADAP visitem o nosso blog principal. http://animaisdeportimao.blogspot.com/

3 comentários:

  1. Ola, so agora que dei conta do caso do elvis e fiquei mesmo triste por saber que ele tem este problema..
    Entretanto fiz uma pesquisa de alguns sites para encontrar uma cadeirinha de rodas pra ele mas nao encontrei muita coisa, ficam aqui dois...nao sei é os preços .. mas pronto espero que ajude, nem que seja para tirar ideias para fazerem uma . Um beijo

    "http://www.eddieswheels.com/"

    http://caescomrodas.no.comunidades.net ( na sei se fazem para gatinhos tb mas falam muito bem deste site e do senhor que as faz, dizem tb que sao as mais em conta...)

    Daniela

    ResponderEliminar
  2. Olá.Vi agora o caso do Elvis e queria dizer que também eu tenho uma gatinha que não mexe as patas de trás. Encontrei-a na rua abandonada a cerca de 2 anos. Quando a recolhi já estava com a parte traseira comprometida. Tal como o Elvis ela arrasta a parte traseira toda e é incontinente.Já a tenho no entanto a 2 anos e depois de meio ano mais atribulado ela finalmente estabilizou. Para a incontinência comprei-lhe fraldas de recém-nascido onde faço um buraco para sair o rabo. A fralda é mudada sempre que estou em casa e posso cerca de 3 vezes por dia. A fralda protege algumas áreas mais fragilizadas porque depois de algum tempo eles ficam sem músculo ... só pele e osso nas partes afectadas. Assim evita que ela ande a raspar com a pele no chão. A comida é uma comida especial porque devia a sua situação a digestão não é normal. O meu ponto com este post é que é possível um gato na situação do Elvis ter uma vida com alguma qualidade de vida e vale a pena lutar por eles. A minha Jeca tem 2 aninhos e continua a brincar e a subir/trepar as coisas.

    ResponderEliminar
  3. O Elvis é muito lindo e merece mesmo toda a dedicação a ele, pois apesar das limitações e dificuldades os animais enfrentam tudo com força e vontade de viver. Digo isso porque tenho dois gatos que passaram por muito sofrimento e venceram tudo porque Deus é bom e hoje estão muito bem. Agora estou cuidando de um filhote acidentado que precisa usar fraldas (foi por isso que encontrei seu blog) que está fazendo de tudo para viver. Nós temos que ajudá-los no que for possível e o que não for Deus se encarregará de solucionar. A propósito, aconselho a você acompanhar as pesquisas com células tronco em animais, pois já existem tratamentos desse tipo em desenvolvimento que vão curar pessoas paraplégicas. Se já está alcançando humanos já deve ser uma realidade em animais. Tenho muita fé que um dia vou ler no seu blog que o Elvis voltou a andar!

    ResponderEliminar